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terça-feira, 15 de abril de 2014

55,3% dos professores não têm formação na área em que atuam

Menos da metade dos professores tem formação específica
Menos da metade dos professores tem formação específica
Mais da metade dos professores do ensino médio no Brasil não possuem formação na área em que atuam. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2013, que foram tabulados pela ONG Todos Pela Educação. Segundo o levantamento, 51,7% dos docentes do País estão nessa situação. No Ceará, os números são ainda mais preocupantes: 55,3% dos docentes não são formados na área em que lecionam. No ranking nacional, alcançamos apenas o 17º lugar entre os estados com mais professores lecionando na área em que foram formados, ficando atrás, por exemplo, de Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Amapá.
São números que atestam uma realidade muito comum nas escolas, em que não é raro encontrar um pedagogo dando aulas de Física e alguém formado em História assumindo o conteúdo de Química.
Apesar do alto percentual, os números são bem melhores em relação a 2009, quando 79% dos professores do Brasil não tinham licenciatura na área em que atuavam. No Ceará, esse número chegava 83,4%. Ou seja, há cinco anos, apenas 3.263 docentes ensinavam disciplinas para as quais foram formados. Em 2013, a quantidade saltou para 11.225. Para 2022, a meta é que todo o corpo docente atue na sua própria área de formação.
Numa análise por disciplinas, dá para perceber com mais clareza os principais gargalos. Se Língua Portuguesa - a matéria mais elementar e teoricamente com abundância de mão de obra oriunda dos cursos de Letras - tem quase 30% dos professores sem formação na área no Brasil, a situação é muito pior nas disciplinas das exatas. Em Física, apenas 19,2% dos professores que atuam na área têm licenciatura no assunto. Em Química o índice é um pouco maior, 32%.
Jonas Deison (Sobral Online), com informações do Portal IG

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