Lomadee

domingo, 20 de julho de 2014

Casas de conjunto habitacional deverão ser entregues até fim do mês

O Projeto Habitacional Minha Casa Minha Vida, em fase de construção neste município, tem o dia 31 de julho como a data prevista para a entrega das primeiras 400 unidades. Vivendo hoje seu quarto ciclo de desenvolvimento, o Município se converteu em polo regional de emprego e educação, sendo considerado a 'capital regional', com mais de 200 mil habitantes e recebendo quase 900 mil moradores das cidades vizinhas.
Os apartamentos do Conjunto irão beneficiar as famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Na etapa atual, os investimentos foram da ordem de R$ 130 milhões na construção de 2.084 apartamentos. Cada moradia tem 42,9m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os blocos estão divididos em 24, 36 e 48 apartamentos de apartamentos, variando entre três e quatro andares.
De acordo com Gizella Gomes, da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, o conjunto habitacional, que conta com mais de três mil unidades, será chamado Nova Caiçara e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas. Dentro do projeto estão quatro centros de educação infantil, uma escola de ensino fundamental e um Centro de Saúde da Família. Este atenderá com três equipes, além da infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, estação de tratamento de esgoto, vias de acesso pavimentadas e um parque com uma pequena lagoa.
Entrega
"As entregas devem ser realizadas nesse segmento de dois a quatro blocos de apartamentos, ficando entre 400 e 500 unidades. Cada bloco tem acesso a um parquinho infantil e uma área de convivência", explica a secretária de urbanismo.
Para o prefeito Veveu Arruda, a construção das casas terá um impacto muito positivo para assegurar residência própria para população de baixa renda. "Esse é o maior conjunto habitacional da história de Sobral. São 3.364 casas onde morarão cerca de 15 mil pessoas, priorizando aquelas pessoas que têm as condições sociais e econômicas mais difíceis, exatamente com o objetivo de atingir a minha meta de erradicar a extrema pobreza de Sobral", explica.
Para Gizella Gomes, a entrega vai além das casas. "Quando se fala na entrega das casas, deve-se ter em mente que o local está sendo equipado também com todos os instrumentos necessários para uma comunidade, como acesso a transporte público, posto de saúde, escolas e creches. As casas estão em uma localização privilegiada, estando próximas à parada do Metro e a uma escola profissionalizante, destaca.
A seleção de contemplados no processo teve início com as visitas domiciliares pela Prefeitura priorizando quem se enquadra nos critérios de morar em áreas de risco, ter mulheres como chefe da família, grupo de baixa renda, pessoas com deficiência e idosos, além de famílias que moram em Sobral há mais de cinco anos, com renda máxima de até R$ 1,6 mil. Mais de 14 mil famílias haviam realizado inscrição.
Jéssyca Rodrigues

Colaboradora

Nenhum comentário :